Mesmo não possuindo qualquer departamento especializado em Marketing é possível definir algumas linhas de actuação de ajuda á sua equipa para alcançar o sucesso.
Daqui resultam algumas dicas:
- INVESTIR NAS REDES SOCIAIS:
- A falta de uma pagina na Internet ou de um perfil nas redes sociais, torna urgente a sua criação.
- Cada vez mais os consumidores discutem marcas e produtos através da rede. As empresas que se colocarem de fora vão perder os novos consumidores.
- Por outro lado, as redes sociais permitem:
- ouvir os clientes
- saber o que melhorar
- mudar o negócio seguindo as mudanças dos consumidores
- CONSTRUIR UMA MARCA FORTE
- Mesmo não sendo conhecida no mercado global, é fundamental uma pequena empresa, consolidar a sua marca no seu mercado potencial.
- Funcionários e clientes devem conhecer de forma clara a imagem da empresa já que são estes quem pode ajudar a divulga-la.
- OFERECER UM BOM ATENDIMENTO
- Tal como o valor do produto que o cliente leva, também a impressão que o cliente leva assume igual importância.
- Durante ou depois da venda é estratégico ter um bom atendimento
- A resposta ás solicitações e reclamações dos consumidores deve ser feita de forma ágil, mantendo um canal directo entre eles e a empresa.
- A equipa deve estar preparada para respostas rápidas, com processos de atendimento bem definidos.
- CALCULE O RETORNO DO MARKETING
- Em regra as métricas de marketing exigem pesquisas e grandes relatórios. Todavia outras são avaliadas pelo normal andamento do negócio.
- Antes de uma acção, deve ser analisado quem é o seu público e qual o efeito esperado.
- Para tal, construa um mapa que permita comparar o objecto da nova estratégia com o resultado obtido. Por outro lado compare os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
- FAÇA UM PLANO DE MARKETING
- O Plano de Marketing está ao nível do Plano de Negócios. O primeiro passo será analisar os factores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa,
- Estude o comportamento dos clientes e da concorrência. da empresa, trace as estratégias, objectivos e as metas.
- Por fim deve elaborar um cronograma que inclua um responsável por cada acção.
- FAÇA FORMAÇÃO
- Os empreendedores sem formação em Administração ou Marketing, podem socorrer-se de livros. São excelentes os autores existentes e enumera a literatura existente no mercado.