sexta-feira, 10 de abril de 2015

Dicas para PME

As Pequenas e Médias Empresas que querem crescer precisam de concentrar algum investimento na marca e divulgação dos seus produtos.

Mesmo não possuindo qualquer departamento especializado em Marketing é possível definir algumas linhas de actuação de ajuda á sua equipa para alcançar o sucesso.

Daqui resultam algumas dicas:
  1. INVESTIR NAS REDES SOCIAIS:
    1. A falta de uma pagina na Internet ou de um perfil nas redes sociais, torna urgente a sua criação.
    • Cada vez mais os consumidores discutem marcas e produtos através da rede. As empresas que se colocarem de fora vão perder os novos consumidores.
    • Por outro lado, as redes sociais permitem:
      • ouvir os clientes
      • saber o que melhorar
      • mudar o negócio seguindo as mudanças dos consumidores
  2. CONSTRUIR UMA MARCA FORTE
    • Mesmo não sendo conhecida no mercado global, é fundamental uma pequena empresa, consolidar a sua marca no seu mercado potencial.
    • Funcionários e clientes devem conhecer de forma clara a imagem da empresa já que são estes quem pode ajudar a divulga-la.
  3. OFERECER UM BOM ATENDIMENTO
    • Tal como o valor do produto que o cliente leva, também a impressão que o cliente leva assume igual importância.
    • Durante ou depois da venda é estratégico ter um bom atendimento
    • A resposta ás solicitações e reclamações dos consumidores deve ser feita de forma ágil, mantendo um canal directo entre eles e a empresa.
    • A equipa deve estar preparada para respostas rápidas, com processos de atendimento bem definidos.
  4. CALCULE O RETORNO DO MARKETING
    • Em regra as métricas de marketing exigem pesquisas e grandes relatórios. Todavia outras são avaliadas pelo normal andamento do negócio. 
    • Antes de uma acção, deve ser analisado quem é o seu público e qual o efeito esperado.
    • Para tal, construa um mapa que permita comparar o objecto da nova estratégia com o resultado obtido. Por outro lado compare os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
  5. FAÇA UM PLANO DE MARKETING
    • O Plano de Marketing está ao nível do Plano de Negócios. O primeiro passo será analisar os factores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa,
    • Estude o comportamento dos clientes e da concorrência. da empresa, trace as estratégias, objectivos e as metas.
    • Por fim deve elaborar um cronograma que inclua um responsável por cada acção.
  6. FAÇA FORMAÇÃO
    • Os empreendedores sem formação em Administração ou Marketing, podem socorrer-se de livros. São excelentes os autores existentes e enumera a literatura existente no mercado.

Algumas dicas para o mês de Janeiro




  • Lavoura das terras e preparação de culturas de Inverno (como a batata). Nas terras que derem pode-se iniciar a plantação precoce.
  • Poda na Lua Minguante (excepto grandes cortes em Figueiras, laranjeiras e macieiras)
  • Enxertos no quarto crescente
  • Semear fava, ervilha, alface e rabanete
  • No Norte e Centro semear: Centeio, couve-galega, nabo nabiça, rabanete, salsa e tomate
  • No Sul semear: couves, ervilhas, feijão nabiça e tomate
  • Em estufa plantar: pepino, meloa e pimento
  • Semear canteiros de: cenoura, alho, cebola alface, ervilha, alho porro e salsa
  • Mergulhar vide, podar e meter bacelo
  • Em tempo calmo, frio, seco e sem nuvens fazer a transfega do vinho
  • No jardim semear: begónias, ervilhas-de-cheiro, girassol, lirios, paciências, zinias goivos, etc
  • Colher: violetas, amores-perfeitos, camélias, jacintos, tulipas, etc




Trabalho e Emprego: IEFP - Serviços Prestados

O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

São atribuições deste Instituto:
  • Promover       
    • ajustamento directo entre a oferta e a procura de emprego
    • a informação, a orientação, a qualificação e a reabilitação profissional
    • a qualificação escolar e profissional dos jovens e adultos
    • acções de formação profissional
    • desenvolvimento dos ofícios e das micro empresas artesanais
    • a reabilitação profissional das pessoas com deficiência
  • Incentivar
    • a criação e a manutenção de postos de trabalho
    • a inserção profissional 
  • Assegurar
    • o desenvolvimento das políticas relativas ao mercado social de emprego
  • Fomentar
    • o conhecimento e a divulgação dos problemas de emprego 
  • Participar
    • na coordenação das actividades de cooperação técnica desenvolvidas com organizações nacionais e internacionais e países estrangeiros 
  • Colaborar
    • na concepção, elaboração, definição e avaliação da política de emprego
  • Realizar
    • acções de acompanhamento, de verificação e de auditoria aos apoios, financeiros ou técnicos, 
Neste âmbito o IEFP presta um conjunto de serviços bastante alargado muitas vezes desconhecido dos cidadãos:


ÁREA DE EMPREGO
  • SERVIÇOS AO CIDADÃO
    • Ofertas de emprego
    • Inscrição para emprego
    • Como procurar emprego
    • Apoios ao emprego
    • Trabalhar no estrangeiro
    • Subsídio de desemprego
    • Declarações
  • SERVIÇOS AO EMPREGADOR
    • Registar ofertas de emprego
    • Procurar trabalhadores
    • Apoios e incentivos
    • Candidaturas a apoios
    • Recrutar no estrangeiro
    • Obrigações legais
  • SERVIÇOS TRANSVERSAIS
    • Gabinetes de Inserção Profissional
    • Estruturas de apoio especializado
    • Empresas trabalho temporário
    • Agências Privadas de Colocação
    • EURES - Rede europeia de emprego
    • Promoção de artesanato
    • Projetos e iniciativas
    • Documentação
ÁREA DE FORMAÇÃO
  • SERVIÇOS AO CIDADÃO
    • Ofertas de formação
    • Reconhecimento de qualificações
    • Certificação de formadores
  • MEDIDAS DE FORMAÇÃO
    • Jovens ( < 25)
    • Adultos( ≥ 18)
    • Pessoas com deficiências e incapacidade
  • ENTIDADES FORMADORAS
    • Aprendizagem
    • Especialização tecnológica (CET)
    • Vida ativa
    • Qualificação de pessoas com deficiências e incapacidade
    • Formação de formadores
    • Cursos Técnicos Superiores Profissionais
  • INSTRUMENTOS DE APOIOS
    • Áreas prioritárias
    • Legislação
    • Referenciais de formação
MEDIDAS DE APOIO
  • Apoios à contratação
    • Estágios
    • Emprego Jovem Ativo
    • Empreendedorismo
    • Trabalho socialmente necessário
    • Reabilitação profissional
    • Incentivo à aceitação de ofertas
    • Apoios à mobilidade geográfica
    • Regionais e setoriais
    • Medidas revogadas
  • Candidaturas
    • Medidas de emprego
    • Prémios
    • Credenciação de entidades
    • Reabilitação (POPH Eixos 6, 8 e 9)