sexta-feira, 10 de abril de 2015

Dicas para PME

As Pequenas e Médias Empresas que querem crescer precisam de concentrar algum investimento na marca e divulgação dos seus produtos.

Mesmo não possuindo qualquer departamento especializado em Marketing é possível definir algumas linhas de actuação de ajuda á sua equipa para alcançar o sucesso.

Daqui resultam algumas dicas:
  1. INVESTIR NAS REDES SOCIAIS:
    1. A falta de uma pagina na Internet ou de um perfil nas redes sociais, torna urgente a sua criação.
    • Cada vez mais os consumidores discutem marcas e produtos através da rede. As empresas que se colocarem de fora vão perder os novos consumidores.
    • Por outro lado, as redes sociais permitem:
      • ouvir os clientes
      • saber o que melhorar
      • mudar o negócio seguindo as mudanças dos consumidores
  2. CONSTRUIR UMA MARCA FORTE
    • Mesmo não sendo conhecida no mercado global, é fundamental uma pequena empresa, consolidar a sua marca no seu mercado potencial.
    • Funcionários e clientes devem conhecer de forma clara a imagem da empresa já que são estes quem pode ajudar a divulga-la.
  3. OFERECER UM BOM ATENDIMENTO
    • Tal como o valor do produto que o cliente leva, também a impressão que o cliente leva assume igual importância.
    • Durante ou depois da venda é estratégico ter um bom atendimento
    • A resposta ás solicitações e reclamações dos consumidores deve ser feita de forma ágil, mantendo um canal directo entre eles e a empresa.
    • A equipa deve estar preparada para respostas rápidas, com processos de atendimento bem definidos.
  4. CALCULE O RETORNO DO MARKETING
    • Em regra as métricas de marketing exigem pesquisas e grandes relatórios. Todavia outras são avaliadas pelo normal andamento do negócio. 
    • Antes de uma acção, deve ser analisado quem é o seu público e qual o efeito esperado.
    • Para tal, construa um mapa que permita comparar o objecto da nova estratégia com o resultado obtido. Por outro lado compare os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
  5. FAÇA UM PLANO DE MARKETING
    • O Plano de Marketing está ao nível do Plano de Negócios. O primeiro passo será analisar os factores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa,
    • Estude o comportamento dos clientes e da concorrência. da empresa, trace as estratégias, objectivos e as metas.
    • Por fim deve elaborar um cronograma que inclua um responsável por cada acção.
  6. FAÇA FORMAÇÃO
    • Os empreendedores sem formação em Administração ou Marketing, podem socorrer-se de livros. São excelentes os autores existentes e enumera a literatura existente no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário