domingo, 2 de agosto de 2015

Conheça os apoios para os agricultores

São 4,2 mil milhões de euros que o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) tem disponíveis para a dinamização de projectos com potencial no sector agro-florestal.
O PDR 2020 é o novo programa operacional de apoio específico aos agricultores portugueses, no âmbito do quadro de apoios comunitários Portugal 2020. No total, este programa tem uma dotação de 4,2 mil milhões de euros. Conheça com mais detalhe as linhas mestras deste programa.
Quais os objectivos do PDR 2020?
O Programa de Desenvolvimento Rural tem como principal meta “o crescimento sustentável do sector agro-florestal em todo o território nacional” e assenta nos seguintes objectivos estratégicos: crescimento do sector agro-florestal e rentabilidade económica da agricultura; promoção de uma gestão eficiente e protecção dos recursos; criação de condições para a dinamização económica e social do espaço rural. As candidaturas podem ser apresentadas através do Balcão 2020 (em balcao.portugal2020.pt), mas também submetidas através do portal do PDR 2020 (www.pdr-2020.pt).
Que áreas serão apoiadas pelo novo Plano de Desenvolvimento Rural?
Para a concretização dos principais objectivos do PDR 2020, destacam-se as seguintes áreas de apoio:
1- Modernização e desenvolvimento do sector agro-florestal. Investimento nas explorações, na transformação, na comercialização e nas infraestruturas colectivas, com apoios superiores a 1 600 milhões de euros para modernizar e reestruturar cerca de 8 000 explorações agrícolas.
2 - Apoios à inovação e à transferência de conhecimento. Apoio no valor de cerca de 100 milhões de euros que envolve aproximadamente 80 projectos de cooperação e a aquisição de conhecimentos no âmbito sectorial, envolvendo
cerca de 20 000 formandos.
3 - Melhoria da organização da produção. Este apoio disponibiliza um valor superior a 100 milhões de euros para 30 novos agrupamentos ou criação de organizações de produtores.
4 - Rejuvenescimento do sector. Com apoios específicos superiores a 200 milhões de euros, esta área visa contribuir para a primeira instalação de cerca de 5 000 jovens.
5 - Eficiência na utilização de recursos (água, solo, energia). Engloba a conservação da floresta e a manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, com um valor global superior a 1 900 milhões de euros.
Fonte: Economico

Sem comentários:

Enviar um comentário