terça-feira, 2 de junho de 2015

Turismo: Segmentos de Turismo

Em Portugal são vários os segmentos de Turismo considerados:
  • Turismo de sol e praia
    • Está inserido no conceito de Turismo de Lazer/Descanso, tendo por destinos as praia, excluindo no entanto, os desportos aquáticos
    • Os consumidores são essencialmente oriundos da Europa, na sua maioria famílias e casais em lua-de-mel;
    • É igualmente conhecido por turismo de massa, sendo o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculado à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo: a classe média
    • Por norma menos exigente e desprovido de um maior conforto, dado tratar-se de um segmento turístico voltado para a classe média da sociedade, tendo como característica principal o seu baixo custo
  • Turismo residencial 
    • Trata-se de um tipo de turismo, que se definir como a escolha de um turista em adquirir uma segunda ou terceira habitação num outro destino fora da sua residência habitual. 
    • Por norma, é praticado por um consumidor com um elevado rendimento e um elevado nível social e cultural;
  • Turismo de desporto 
    • Este tipo de turismo é definido pela OMT como: 
      • “a participação activa ou passiva num desporto competitivo ou recreativo”. 
    • Quando o turista escolhe este tipo de Turismo, tem por motivação principal a qualidade que o destino escolhido tem para a prática de actividades desportivas.
    • Estas actividades podem ser:
      • Golfe,
      • Desportos náuticos,
      • Caminhada
      • Ténis
      • Caça e pesca
      • Desportos aquáticos e subaquáticos e 
      • Desportos de Inverno. 
    • O tipo de consumidor depende do tipo de desporto que pratica mas, na maioria, são turistas com elevado rendimento;
  • Turismo de negócios
    • O  objectivo principal deste turista é participar numa conferência ou reunião:
      • Que constitui uma parte do que hoje se designa por segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). 
    • Os turistas que fazem este tipo de viagens têm, geralmente, elevados níveis educacionais/culturais e elevado rendimento;
    • Trata-se de um tipo de Turismo que apresenta grande importância para crescimento da economia, dado que este tipo de turista:
      • Junta a localidade á receita financeira e quando satisfeito passa a proporcionar visitas com maior frequência
      • Por outro lado torna-se um multiplicador de opiniões positivas que atrairão novos turistas ao local.
    • É definido como:
      • um "conjunto de actividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos sectores da actividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados,estabelecer contratos, firmar convénios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços
  • (AZEVEDO e GIULLIANI, Apud, ANDRADE, 1997,P. 73), 
    • Apesar das reuniões de negócios acontecerem espaçados no tempo, há um grande interesse por parte das ofertantes de serviços de hospedagem e companhias aéreas neste segmento turístico, 
  • Turismo urbano

    • Estes turistas deslocam-se a locais ou cidades de grande densidade populacional, sendo a duração destas viagens, em geral, curta. 
    • Os consumidores podem ser diversos: Atracção pelas vistas, pela vida nocturna e as famílias pelas atracções das cidades;
  • Turismo cultural 
    • Designa uma modalidade de turismo cuja motivação para a viagem se dá com o objectivo de encontros artísticos, científicos, de formação e de informação. 
    • Características deste tipo de consumidor:
      • Elevado rendimento 
      • Elevado nível educacional, 
      • Com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos;
    • Trata-se de uma actividade económica relacionada com eventos e viagens organizadas e direccionadas para o conhecimento e lazer em elementos culturais, tais como: 
      • Monumentos, 
      • Complexos arquitectónicos ou símbolos de natureza histórica, 
      • Eventos artísticos/culturais/religiosos, educativos, informativos ou de natureza académica
    • actividade do turismo cultural pode ser subdividido em:
      • Turismo de congresso;
      • Turismo científico;
      • Turismo religioso, entre outros.
  • Turismo rural 
    • Modalidade que tem por objectivo apresentar como atracção as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional no chamado agro-negócio
    • Este Turista tem um elevado nível cultural e educacional, pertencendo às classes média e alta;
    • TER - Turismo em espaço rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.
    • A década de 70, viu surgir o turismo em espaço rural, devido:
      • Ao aumento e diversificação da procura turística, 
      • Procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, 
    • Assistiu-se por isso ao aparecimento de:
      • Um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, 
      • Um factor de revitalização do tecido económico e social e 
      • Uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.
    • O Turismo no Espaço Rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras actividades económicas que dele são tributárias e que com ele interagem.
  • Ecoturismo e natureza 
    • Trata-se de uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas no seu estado natural, com a sua vida selvagem e a sua população nativa intactos. 
    • Não há um consumidor especifico para este tipo de turismo;
    • ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um:
      • "segmento de actividade turística que utiliza, de forma sustentável, o património natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
    • É um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano
  • Turismo de aventura
    • Este tipo de turismo é definido como a participação dos turistas em actividades que envolvem, geralmente, esforço físico.
    • Para este tipo de turismo, o consumidor tem que ter um elevado rendimento, pois estas actividades exigem uma grande quantidade de dinheiro;
    • É um segmento de mercado do sector turístico que compreende o movimento de turistas cujo atractivo principal é a prática de actividades de aventura de carácter recreativo. 
    • Podendo ocorrer em qualquer espaço: 
      • natural, 
      • construído, 
      • rural, 
      • urbano, 
      • estabelecido como área protegida ou não.
    • Atividades relacionadas:
      • Rafting,
      • Rapel,
      • Mountain bike,
      • Mergulho autônomo
      • Mergulho de apneia
      • Trekking
      • Arborismo
      • Exploração de Cavernas entre outras atividades.
  • Turismo de saúde 
    • Pode ser definido como o conjunto de deslocações a locais orientados para o bem-estar físico e emocional que o turista necessita. 
    • Os frequentadores tradicionais são Seniores, de baixo nível económico e cultural;
    • Está focado principalmente na actividade médica e hospitalar, não deixando de envolver também o cuidado com o corpo e a mente, que nem sempre está atrelado ao ambiente hospitalar ou depende necessariamente de algum médico.
  • Turismo religioso
    • Neste tipo de turismo, as motivações são a , o culto e a visita a lugares directamente relacionados ou espirituais. 
    • Os consumidores são de todas as idades, sexo e de todas as classes sócio-económicas;
    • É um turismo diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, em que a motivação fundamental é a fé. 
    • Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. Por norma chama-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso.
  • Turismo temático 
    • Engloba as deslocações a parques temáticos ou outro tipo de atracções relacionadas com divertimentos e experiências. 
    • Os consumidores são geralmente famílias com filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, grupos e também casais sem filhos;
  • Cruzeiros
    • Refere-se a viagens feitas em navios de cruzeiro, com propósitos de lazer, em geral, no mar. 
    • Os consumidores podem ser famílias e seniores;
  • Turismo Militar 
    • O Turismo Militar é um novo tipo de turismo, criado em 2014, pelo Ministério da Defesa Nacional Português, em conjunto com várias entidades ligadas ao Turismo em Portugal. 
    • O seu principal objetivo é dar a conhecer aos turistas, nacionais e estrangeiros, a História Militar de Portugal através da vida de vários heróis portugueses que tenham participado nas várias temáticas apresentadas. 
    • Ao mesmo tempo, pretende-se revitalizar espaços militares outrora abandonados, por forma a revitalizar as economias locais envolvidas.
    • O Turismo Militar, no seu projeto inicial, apresentou o Roteiro da Defesa do Alentejo, inserido no contexto da Guerra da Restauração, contando a história através do herói Dinis de Melo e Castro.

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