Turismo: Segmentos de Turismo
Em Portugal são vários os segmentos de Turismo considerados:
- Turismo de sol e praia
- Está inserido no conceito de Turismo de Lazer/Descanso, tendo por destinos as praia, excluindo no entanto, os desportos aquáticos.
- Os consumidores são essencialmente oriundos da Europa, na sua maioria famílias e casais em lua-de-mel;
- É igualmente conhecido por turismo de massa, sendo o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculado à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo: a classe média.
- Por norma menos exigente e desprovido de um maior conforto, dado tratar-se de um segmento turístico voltado para a classe média da sociedade, tendo como característica principal o seu baixo custo.
- Turismo residencial
- Trata-se de um tipo de turismo, que se definir como a escolha de um turista em adquirir uma segunda ou terceira habitação num outro destino fora da sua residência habitual.
- Por norma, é praticado por um consumidor com um elevado rendimento e um elevado nível social e cultural;
- Turismo de desporto
- Este tipo de turismo é definido pela OMT como:
- “a participação activa ou passiva num desporto competitivo ou recreativo”.
- Quando o turista escolhe este tipo de Turismo, tem por motivação principal a qualidade que o destino escolhido tem para a prática de actividades desportivas.
- Estas actividades podem ser:
- Golfe,
- Desportos náuticos,
- Caminhada,
- Ténis,
- Caça e pesca,
- Desportos aquáticos e subaquáticos e
- Desportos de Inverno.
- O tipo de consumidor depende do tipo de desporto que pratica mas, na maioria, são turistas com elevado rendimento;
- Turismo de negócios
- O objectivo principal deste turista é participar numa conferência ou reunião:
- Que constitui uma parte do que hoje se designa por segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
- Os turistas que fazem este tipo de viagens têm, geralmente, elevados níveis educacionais/culturais e elevado rendimento;
- Trata-se de um tipo de Turismo que apresenta grande importância para crescimento da economia, dado que este tipo de turista:
- Junta a localidade á receita financeira e quando satisfeito passa a proporcionar visitas com maior frequência
- Por outro lado torna-se um multiplicador de opiniões positivas que atrairão novos turistas ao local.
- É definido como:
- um "conjunto de actividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos sectores da actividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados,estabelecer contratos, firmar convénios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços"
- (AZEVEDO e GIULLIANI, Apud, ANDRADE, 1997,P. 73),
- Apesar das reuniões de negócios acontecerem espaçados no tempo, há um grande interesse por parte das ofertantes de serviços de hospedagem e companhias aéreas neste segmento turístico,
- Turismo urbano
- Estes turistas deslocam-se a locais ou cidades de grande densidade populacional, sendo a duração destas viagens, em geral, curta.
- Os consumidores podem ser diversos: Atracção pelas vistas, pela vida nocturna e as famílias pelas atracções das cidades;
- Turismo cultural
- Designa uma modalidade de turismo cuja motivação para a viagem se dá com o objectivo de encontros artísticos, científicos, de formação e de informação.
- Características deste tipo de consumidor:
- Elevado rendimento
- Elevado nível educacional,
- Com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos;
- Trata-se de uma actividade económica relacionada com eventos e viagens organizadas e direccionadas para o conhecimento e lazer em elementos culturais, tais como:
- Monumentos,
- Complexos arquitectónicos ou símbolos de natureza histórica,
- Eventos artísticos/culturais/religiosos, educativos, informativos ou de natureza académica
- A actividade do turismo cultural pode ser subdividido em:
- Turismo religioso, entre outros.
- Turismo rural
- Modalidade que tem por objectivo apresentar como atracção as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional no chamado agro-negócio.
- Este Turista tem um elevado nível cultural e educacional, pertencendo às classes média e alta;
- O TER - Turismo em espaço rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.
- A década de 70, viu surgir o turismo em espaço rural, devido:
- Ao aumento e diversificação da procura turística,
- Procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais,
- Assistiu-se por isso ao aparecimento de:
- Um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais,
- Um factor de revitalização do tecido económico e social e
- Uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.
- O Turismo no Espaço Rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento económico para o mundo rural quer por si só, quer através da dinamização de muitas outras actividades económicas que dele são tributárias e que com ele interagem.
- Ecoturismo e natureza
- Trata-se de uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas no seu estado natural, com a sua vida selvagem e a sua população nativa intactos.
- Não há um consumidor especifico para este tipo de turismo;
- O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um:
- "segmento de actividade turística que utiliza, de forma sustentável, o património natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
- É um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano
- Turismo de aventura
- Este tipo de turismo é definido como a participação dos turistas em actividades que envolvem, geralmente, esforço físico.
- Para este tipo de turismo, o consumidor tem que ter um elevado rendimento, pois estas actividades exigem uma grande quantidade de dinheiro;
- É um segmento de mercado do sector turístico que compreende o movimento de turistas cujo atractivo principal é a prática de actividades de aventura de carácter recreativo.
- Podendo ocorrer em qualquer espaço:
- natural,
- construído,
- rural,
- urbano,
- estabelecido como área protegida ou não.
- Atividades relacionadas:
- Rafting,
- Rapel,
- Mountain bike,
- Mergulho autônomo,
- Mergulho de apneia,
- Trekking,
- Arborismo,
- Exploração de Cavernas entre outras atividades.
- Turismo de saúde
- Pode ser definido como o conjunto de deslocações a locais orientados para o bem-estar físico e emocional que o turista necessita.
- Os frequentadores tradicionais são Seniores, de baixo nível económico e cultural;
- Está focado principalmente na actividade médica e hospitalar, não deixando de envolver também o cuidado com o corpo e a mente, que nem sempre está atrelado ao ambiente hospitalar ou depende necessariamente de algum médico.
- Turismo religioso
- Neste tipo de turismo, as motivações são a fé, o culto e a visita a lugares directamente relacionados ou espirituais.
- Os consumidores são de todas as idades, sexo e de todas as classes sócio-económicas;
- É um turismo diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, em que a motivação fundamental é a fé.
- Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. Por norma chama-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso.
- Turismo temático
- Engloba as deslocações a parques temáticos ou outro tipo de atracções relacionadas com divertimentos e experiências.
- Os consumidores são geralmente famílias com filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, grupos e também casais sem filhos;
- Cruzeiros
- Refere-se a viagens feitas em navios de cruzeiro, com propósitos de lazer, em geral, no mar.
- Os consumidores podem ser famílias e seniores;
- Turismo Militar
- O Turismo Militar é um novo tipo de turismo, criado em 2014, pelo Ministério da Defesa Nacional Português, em conjunto com várias entidades ligadas ao Turismo em Portugal.
- O seu principal objetivo é dar a conhecer aos turistas, nacionais e estrangeiros, a História Militar de Portugal através da vida de vários heróis portugueses que tenham participado nas várias temáticas apresentadas.
- Ao mesmo tempo, pretende-se revitalizar espaços militares outrora abandonados, por forma a revitalizar as economias locais envolvidas.
- O Turismo Militar, no seu projeto inicial, apresentou o Roteiro da Defesa do Alentejo, inserido no contexto da Guerra da Restauração, contando a história através do herói Dinis de Melo e Castro.
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