"Atitude é uma disposição relativamente estável, avaliativa, que faz uma pessoa pensar. sentir ou comportar-se, positiva ou negativamente em relação a determinada pessoa, grupo ou problema social"
Gleitman, Fribland e Reisberg (2007)
A atitude representa uma forma de expressão de sentimentos internos das pessoas e que reflecte a sua posição sobre o objecto, situação ou pessoa , sob a forma:
- Favorável
- Desfavorável
- Indiferente
A atitude é formada basicamente por 3 comportamentos:
- Componente cognitivo: engloba todos os conhecimentos e percepções que cada pessoa recebe através de diferentes fontes sobre o objecto.
- Componente afectivo: representação pela apreciação ou avaliação que cada pessoa faz de cada um dos atributos do objecto num determinado momento
- Componente de acção: Constituída pela tendência de actuar. Representa a intenção de comprar ou não comprar uma determinada marca
A publicidade constitui uma importante fonte externa de formação e modificação das atitudes das pessoas.
Consegue-o através do seu poder em influenciar as crenças das pessoas sobre os produtos e na sua forma de avaliação das suas características.
Sem comentários:
Enviar um comentário