domingo, 31 de maio de 2015

Factores psicológicos da tomada de decisão: as atitudes

1. As Atitudes

"Atitude é uma disposição relativamente estável, avaliativa, que faz uma pessoa pensar. sentir ou comportar-se, positiva ou negativamente em relação a determinada pessoa, grupo ou problema social"
Gleitman, Fribland e Reisberg (2007)


A atitude representa uma forma de expressão de sentimentos internos das pessoas e que reflecte a sua posição sobre o objecto, situação ou pessoa , sob a forma:
  • Favorável
  • Desfavorável 
  • Indiferente
Desta forma as atitudes são uma parte psicológica de um comportamento. São as nossas percepções, expectativas e conhecimentos, que em conjunto influenciam a nossa avaliação de algo ou alguém. esta avaliação conduz a comportamentos, pensamentos ou sentimentos.

A atitude é formada basicamente por 3 comportamentos:
  • Componente cognitivo: engloba todos os conhecimentos e percepções que cada pessoa recebe através de diferentes fontes sobre o objecto.
  • Componente afectivo: representação pela apreciação ou avaliação que cada pessoa faz de cada um dos atributos do objecto num determinado momento
  • Componente de acção: Constituída pela tendência de actuar. Representa a intenção de comprar ou não comprar uma determinada marca

A publicidade constitui uma importante fonte externa de formação e modificação das atitudes das pessoas.

Consegue-o através do seu poder em influenciar as crenças das pessoas sobre os produtos e na sua forma de avaliação das suas características.

Sem comentários:

Enviar um comentário