quinta-feira, 11 de junho de 2015

Avaliação de Desempenho: Os novos tempos

A sociedade mundial tem vindo a passar nos últimos anos por um processo evolutivo com origens várias:
  • Aparecimento constante de novas tecnologias e de fácil acesso
  • Ascensão da mulher no mercado de trabalho
  • Forte intercâmbio de culturas provocado pela globalização
Esta mudança evolutiva de forma constante como tem ocorrido, a cada ano que passa, tem deixado os profissionais numa ansiedade permanente.


O ambiente de trabalho mudou e mantém-se em constante transformação. Há três décadas atrás, tínhamos como panorama:
  • Poucos trabalhadores a utilizar o fax, a internet ou o e-mail.
  • Os computadores ocupavam salas inteiras e não somente o tampo de uma secretaria
Os avanças informáticos e da tecnologia de informação, vieram modificar para sempre o local de trabalho: a forma como a informação é criada, armazenada, utilizada e compartilhada nada tem que ver com o passado.

Para além de tudo deixou de ser necessário estar no local de trabalho e a comunicação entre países e culturas é uma realidade cada vez mais intensa.

Por outro lado as mulheres tem avançado de forma progressiva na conquista do mercado de trabalho. Nos Estados Unidos nos anos 60 apenas 30% das mulheres casadas tinham emprego. No final do século passado 60% das mulheres com idade para trabalhar tinham emprego.

A globalização obrigou a que as fronteiras nacionais se abrissem e deixassem de proteger a maioria das empresas, obrigando-as a pressões competitivas estrangeiras. Passou a não fazer sentido  esta questão nas linhas orientadores e operacionais das empresas. Há muito que este escudo protector desapareceu.

O multiculturalismo avança a passos de gigante. Dificilmente algum pais consegue triunfar sem ter no seu seio uma grande proporção de pessoas oriundas de outras latitudes. Esta tendência das ultimas décadas vai continuar a aumentar fruto da globalização e da expansão das novas tecnologias que permitiu aproximar os povos.

O aparecimento da responsabilidade social da organização traduz o aumento das expectativas da sociedade em relação ás empresas. Cada vez mais se exige aos gestores um padrão de comportamento pautado por altos índices éticos. Tornou-se praticamente impossível ás organizações sobreviverem com publicidade negativa associada á percepção de serem socialmente irresponsáveis. longe vai o tempo em que valia tudo e que quase tudo a sociedade aceitava.

Para os gestores, lidar com esta nova realidade, em constante mutação é um desafio permanente: O peso crescente da mulher, os trabalhadores de outras culturas, as alterações tecnológicas constantes e a pressão externa dos concorrentes reserva para o gestor um papel determinante na organização, numa luta diária contra tantos factores evolutivos e em mutação permanente.

Sem comentários:

Enviar um comentário