terça-feira, 9 de junho de 2015

Principais Operações de um Armazém

  • Cross-Docking
    • Carga chega ao armazém de forma consolidada e é despachada fraccionada.
    • Sem gerar estucagem existindo apenas uma passagem pelo armazém. 
    • O processo exige sincronização nos processos de recebimento e despacho
  • Recebimento
    • Todos os produtos que passam pelo armazém
    • Passam por um processo de recebimento, que consiste em checar características dos produtos com informações pré-estabelecidas
  • Estocagem
    • Produto retido para posterior expedição. 
    • Exige uma técnica específica para locar os produtos segundo características do próprio produto e do tipo de armazenagem.
  • Picking
    • Consiste na separação dos produtos por pedido. 
    • Existem diversas técnicas de picking em função do produto e do tipo de pedido.
  •  Montagens
    • Consiste na formação final de produtos que são montados quando o pedido é confirmado para despacho
  • Teste de produtos
    • Alguns produtos são encaminhados para estucagem e aí são testados segundo critérios estabelecidos pelo fabricante
  • Preparação de produtos
    • Existem produtos que exigem formatação e embalagem específica antes de ser expedido, ou até mesmo embalagens específicas para despacho. 
    • Como exemplo a preparação de revistas que recebem encartes de acordo com a região para que serão expedidas.
  • Classificação de produtos
    • Os produtos são separados segundo critérios de qualidade ou pedidos específicos
  • Embalagens
    • Serviço opcional que pode ser feito nos armazéns. 
    • Recebe-se consolidado o produto e depois embala-se quando da venda (ou do tipo de venda)
  • Etiquetagem
    • De acordo com o tipo de venda tem-se etiquetagem personalizada ou específica.
  • Carregamento
    • Consiste no embarque das mercadorias para o transporte. 
  • Controle de estoque
    • É parte da gestão de estoque. 
    • O sistema de checagem e avaliação do mapeamento de distribuição dos produtos é fundamental para os resultados e indicadores de performance de serviço
  • Recondicionamento de produtos
    • Produtos que retornam e permitem reaproveitamento podem ser trabalhados em armazéns, evitando voltar para fábricas

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