No Universo Empresarial é uma pratica frequente a realização de refeições de negócios.Encarada muitas vezes de forma rotineira, a sua realização merece algum cuidado, já que se trata afinal de uma reunião de trabalho apesar de se realizar á mesa de refeições.
Cabe ao anfitrião, que efectuou o convite, com alguns tempo de antecedencia, escolher o local e proceder á marcação da respectiva mesa.
A escolha do restaurante deve ser feita com algum cuidado, tendo em conta vários critérios:
- Acessibilidade e facilidade de estacionamento,
- Grau de formalidade e requinte ou simplicidade do espaço,
- Qualidade de serviço e
- Especialidade gastronómica.
Perante o desconhecimento da personalidade e gostos dos convidados, a opção deve recair sobre um restaurante clássico ou neutro, de forma a agradar ao convidado, nunca descurando o factor qualidade.
Após a sua recepção deverá indicar-lhes os lugares que lhe cabem, e até sugerir os entradas, pratos e bebidas
Nota: Perante convidados estrangeiros deverá haver um cuidado extra nomeadamente tendo em conta as especificidades culturais que não devem ser ofendidas. O mesmo critério se deve aplicar a convidados que professarem uma religião diferente.
O inicio da refeição deve servir para quebrar barreiras. Para aumentar a empatia entre as partes. A primeira parte da refeição deve ser ocupada com temas de natureza várias passando-se aos assuntos de trabalho/negócios ao longo do primeiro prato.
- Num um espaço público, a discrição (tom de voz) não deve ser negligenciada.
- só em caso de urgência/emergência se utiliza o telemóvel à mesa:
- e mesmo assim, quem o faz deve pedir licença e levantar-se
- o anfitrião não deve fazer nenhuma reclamação (mesmo que devida) ou crítica ao serviço ou à comida em frente dos seus convidados, para não provocar um momento constrangedor para todos.
Terminada a refeição, o anfitrião deve ter alguns cuidados no acto do pagamento:
- De forma preferencial fora da mesa ou
- se à mesa, não pagando em dinheiro, nem fazendo qualquer tipo de comentário quanto aos valores envolvidos.
- Deve fazê-lo com absoluta discrição, tornando-se quase imperceptível para os convidados.
- Na situação de ser uma entidade anfitriã e não apenas uma pessoa, a conta deve ser paga pela pessoa de menor estatuto hierárquico da equipa.
Terminada a refeição e feitas as despedidas, caberá aos convidados, posteriormente e de preferência nas 24 horas seguintes agradecer e retribuir o convite, se for o caso.
Um almoço de negócio que decorra com sucesso servirá para:
- estreitar laços,
- fortalecer relações de confiança e,
- consequentemente, gerar negócios
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