terça-feira, 9 de junho de 2015

Empresas: Etiqueta nas refeições de Negócios

No Universo Empresarial é uma pratica frequente a realização de refeições de negócios.Encarada muitas vezes de forma rotineira, a sua realização merece algum cuidado, já que se trata afinal de uma reunião de trabalho apesar de se realizar á mesa de refeições.

Cabe ao anfitrião, que efectuou o convite, com alguns tempo de antecedencia, escolher o local e proceder á marcação da respectiva mesa.

A escolha do restaurante deve ser feita com algum cuidado, tendo em conta vários critérios:

  • Acessibilidade e facilidade de estacionamento, 
  • Grau de formalidade e requinte ou simplicidade do espaço,
  • Qualidade de serviço e
  • Especialidade gastronómica. 

Perante o desconhecimento da personalidade e gostos dos convidados, a opção deve recair sobre um restaurante clássico ou neutro, de forma a agradar ao convidado, nunca descurando o factor qualidade.

Já com a mesa previamente marcada, o anfitrião deverá chegar ao restaurante antes da hora marcada de forma a que seja ela a recepcionar os seus convidados.

Após a sua recepção deverá indicar-lhes os lugares que lhe cabem, e até sugerir os entradas, pratos e bebidas

Nota: Perante convidados estrangeiros deverá haver um cuidado extra nomeadamente tendo em conta as especificidades culturais que não devem ser ofendidas. O mesmo critério se deve aplicar a convidados que professarem uma religião diferente.  

Ponderados todos estes factores as escolhas devem implicar bom senso e bom gosto. Evitando desta maneira algumas formas de extravagância exibicionista, que poderá cair mal nos convidados.
O inicio da refeição deve servir para quebrar barreiras. Para aumentar a empatia entre as partes. A primeira parte da refeição deve ser ocupada com temas de natureza várias passando-se aos assuntos de trabalho/negócios ao longo do primeiro prato. 

Neste convívio tão particular há que ter em conta alguns comportamentos á mesa, que são reveladores da boa educação e capacidade de interagir socialmente de forma positiva:



  • Num um espaço público, a discrição (tom de voz) não deve ser negligenciada.
  • só em caso de urgência/emergência se utiliza o telemóvel à mesa:
    • e mesmo assim, quem o faz deve pedir licença e levantar-se 
  • o anfitrião não deve fazer nenhuma reclamação (mesmo que devida) ou crítica ao serviço ou à comida em frente dos seus convidados, para não provocar um momento constrangedor para todos.


    Terminada a refeição, o anfitrião deve ter alguns cuidados no acto do pagamento:

    • De forma preferencial fora da mesa ou
    • se à mesa, não pagando em dinheiro, nem fazendo qualquer tipo de comentário quanto aos valores envolvidos. 
    • Deve fazê-lo com absoluta discrição, tornando-se quase imperceptível para os convidados.
    • Na situação de ser uma entidade anfitriã e não apenas uma pessoa, a conta deve ser paga pela pessoa de menor estatuto hierárquico da equipa.

    Terminada a refeição e feitas as despedidas, caberá aos convidados, posteriormente e de preferência nas 24 horas seguintes agradecer e retribuir o convite, se for o caso.

    Um almoço de negócio que decorra com sucesso servirá para:
    • estreitar laços, 
    • fortalecer relações de confiança e, 
    • consequentemente, gerar negócios

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