domingo, 14 de junho de 2015

Liderança: ENEAGRAMA

O Eneagrama original foi criado na antiguidade e a sua origem ainda é incerta.
No início do Século XX, ele foi introduzido indirectamente no Ocidente, com o trabalho do filósofo George I. Gurdjieff.
Eneagrama das personalidades foi desenvolvido na década de 70, pela Escola de Árica, no Chile, por Oscar Ichazo , de origem boliviana, e pelo psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, professor universitário na Califórnia, Estados Unidos, que se tornou uma importante referência do tema no mundo e um eficiente investigador e divulgador do sistema.

No início da década de 50 do século XX, em Arica, Chile, o boliviano Óscar Ichazo afirmou ter aprendido os fundamentos do Eneagrama através de uma escola secreta denominada Confraria Sarmoun (a mesma a que Gurdjieff se referira) e ensinou-o como parte de intenso trabalho de crescimento psicológico em grupos.

O eneagrama foi idealizado originalmente por Don Richard Riso e posterior colaboração de Russ Hudson. Em 1973, quando estudava Teologia em Toronto, teve seu primeiro contacto com o Eneagrama. Nos anos seguintes, Don dedicou-se integralmente ao estudo desta ferramenta, ao ponto de fundar, em 1986, o Enneagram Institute em Nova Iorque afim de organizar treinamentos e seminários. 
O psiquiatra Claudio Naranjo e outros participantes deste grupo transmitiram este conhecimento, da maneira que conhecemos hoje.

Aquilo que fazia parte de uma tradição oral , transformou-se num diagrama elaborado com fluxos de flechas apontando para os pontos de stress e, no sentido inverso à flecha, de neutralização do vício emocional. 

Diversos estudos e escolas de Eneagrama foram aparecendo e passaram a explorar este conhecimento antigo e desenvolvendo aplicações bem sucedidas em várias áreas do conhecimento:
  • na Psicologia, na Espiritualidade, no mundo dos negócios, ou nas artes.
Mantido secreto durante muito tempo, o conhecimento do Eneagrama só muito recentemente passou a estar à disposição de todos. Muitos interesses o forma mantendo longe de todos, e só o evoluir da sociedade do conhecimento com a democratização da comunicação, permitiu revelar este secretismo a que esteve votado, durante séculos.

Eneagrama, tal como o conhecemos hoje não tem origem numa só fonte mas sim num conjunto de origens e tradições antigas articuladas com a psicologia moderna. 

Das influencias do pensamento grego, com Pitágoras e Platão até á tradição ocidental que originou o judaísmo, cristianismo e islamismo, passando pelas filosofias herméticas e gnósticos, as quais influenciaram estas três grandes religiões.

  • Ennea” em Grego significa “"nove"” e “Grammo” quer dizer "“pontos"”, portanto “"nove pontos"”: 
    • Ou seja, a identificação base de 9 traços, 9 padrões e 9 egos, sendo que cada um dos pontos tem 3 "subtipos" e 2 “"asas"”. 

Estes 9 traços são estratégias ou modos defensivos e repetitivos de agir, sendo que os diferentes traços de comportamento diferenciam cada pessoa e criam uma identidade pessoal que é construída ao longo da sua vida.
  • Tipos de Personalidade

  • Tipo 1 - Perfeccionista e exigente
  • Tipo 2 - Amigável e orgulhoso
  • Tipo 3 - Egoísta e mentiroso
  • Tipo 4 - Insatisfeito e emotivo
  • Tipo 5 - Observador e estrategista
  • Tipo 6 - Cuidadoso
  • Tipo 7 - Feliz e optimista
  • Tipo 8 - Desafiador e autoritário
  • Tipo 9 - Mediador
É uma ciência holística (visão ilimitada que vê todas as partes de um sistema ou um grupo dependente um do outro como um todo) representada por uma estrela de 9 pontas, a qual contém uma formula que religa o Homem ao seu Ponto Original.
Deste modo, o Eneagrama é um sistema que nos permite conhecer as nove Essências e identificar as múltiplas personalidades, que nos aponta “"nove mundos"” no nosso planeta, onde coexistem seres, formas, costumes e aptidões diferentes.
O símbolo do Eneagrama tem 3 partes: 

  • um círculo, representando a unidade e a totalidade. 
  • No interior deste tem um triângulo, representando as trindades e trilogias.
  •  Acrescenta-se a hexada que simboliza a não-estaticidade: tudo se move e tudo se transforma, tudo se recicla e todos os sistemas evoluem de acordo com as forças que actuam sobre cada coisa ou sistema.
a equipa do eneacoaching

Sem comentários:

Enviar um comentário