domingo, 14 de junho de 2015

Carreira e Negócios: Dominar mais Linguas

A importância de saber várias línguas para a Vida Pessoal E Profissional

   
Neste século global, o domínio de várias línguas é uma óptima liberdade quando se pensa viajar e comunicar, sendo que o domínio da língua inglesa traz grandes vantagens salariais.

Embora ainda muita gente não domine uma segunda língua, é certo e sabido que na altura de concorrer a um emprego, este domínio se mostra na esmagadora maioria dos casos, determinante.

Seja em sectores que apostam na inovação exportadora, seja no bom atendimento local a turistas, o domínio de uma língua estrangeira é uma necessidade premente.

A interligação cada vez maior entre os países e principalmente aqueles que sempre tiveram tendências migratórias, como o caso português, a necessidade de comunicar em várias línguas é crucial para fechar negócios ou conseguir um vinculo laboral.

Sendo que o inglês é actualmente a língua que abre fronteiras e quebra barreiras no mundo dos negócios internacionais e na diplomacia. Tornou-se a língua mais utilizada nos contactos internacionais e o meio de comunicação preferido em todas as relações mais extensas. Trata-se do idioma oficial em mais de 70 diferentes países, o que o seu domínio se torna logo á partida essencial.

Com crise portuguesa (e não só) a procura de empregos além fronteiras aumentou de forma exponencial. E aqui as entrevista na sua quase totalidade realizam-se em inglês. Desta forma a importância de se comunicar em inglês com bom domínio da língua.

Por outro lado ao nível do acesso á informação esta facilidade aumenta com o domínio da língua inglesa já que segundo alguns estudos defendem cerca de 80% da informação que circula na internet esta em língua inglesa. O não perceber inglês limita logo á partida o acesso ao conhecimento.

A somar a tudo isto o inglês permite alguns ganhos a nível social, através do acesso ao cinema, música ou literatura. 

Para esta aprendizagem deve seguir algumas rotinas que o podem ajudar a rapidamente se ir adaptando a uma nova língua. Defina um plano de estudos diário, Sem entrar em exageros de informação que só o podem desmotivar. Um curso intensivo só resulta se tiver tempo para rever e treinar. Em caso contrário grande parte da informação vai-se perder.

Procure definir um objectivo de estudo. ou seja, qual a razão para a qual precisa de uma segunda língua. Para negócios. Para  fazer turismo. Para aumentar o seu conhecimento. Em função dessa opção concentre-se nessa área. Desta forma se torna mais fácil, avançar no seu domínio com segurança.

Depois aproveite todos os contactos para treinar o que vai aprendendo. Seja na sala de aula, em sites ou conversas com amigos ou desconhecidos. só desta forma irá conseguir evoluir na sua aprendizagem

Uma importante mais valia é aproveitar para interagir com aquilo de que mais gosta. Ou seja se gosta de ler leia livros em inglês. se gosta de música, oiças as suas canções favoritas, cante e perceba o que dizem. 

Estes processos de aprendizagem vão permite que vá errando e corrigir os seus erros de forma muito mais rápida e evoluir muito mais depressa.

Esta aprendizagem é fulcral num mundo globalizado, seja para fazer turismo, seja para os negócios, seja a nível pessoal como forma de valorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário